Uso e cuidado de uma prótese ocular

Não existe ainda uma intervenção cirúrgica que substitua um olho doente por um outro natural, é por isso que deve recorrer ao uso de lentes escleróticas ou próteses oculares. Tem coisas que o usuário deverá saber para adaptar-se a elas e como cuidar de sua prótese. As mesmas são fabricadas com um material hipoalérgico, feita artesanalmente nas medidas exclusivas de cada paciente quanto à forma e cores, tratando de obter a melhor mobilidade e estética.

O tempo de vida útil de uma prótese ocular depende de cada paciente, em média dura de 3 a 5 anos. Em crianças é recomendável a renovação anual devido o crescimento físico. Se perceber muita secreção na cavidade, procure o seu médico oftalmologista para analisar o caso, depois procure o seu fabricante da prótese ocular para verificar se não é necessário realizar alguma modificação na sua prótese. Recomenda-se visitas periódicas para avaliar o estado geral e particular da prótese e lentes escleróticas, evitando mal funcionamento.

Colocação e retirada da prótese ocular

Para colocar a prótese ocular, em primeiro lugar, você precisa conhecê-la bem e sentir a posição correta. É recomendável que o faça diante de um espelho e mantenha em todo o tempo as pálpebras sem nenhuma tensão. Aproxime a prótese da cavidade, levante a pálpebra superior (olhe para baixo) e coloque a parte superior da prótese dentro, introduzindo-a levemente e sem soltá-la. Libere a pálpebra superior e com o mesmo dedo baixe a inferior até que esta cubra completamente a prótese. Feche os olhos e faça uma pequena massagem sobre as pálpebras para que a prótese se acomode.

Para retirar a prótese ocular deve-se pressionar (não baixar) a borda da pálpebra superior e olhar para cima, assim soltará a parte inferior da prótese. Então olhe para baixo e ela será liberada levemente (se for necessário levante a pálpebra superior massageando de forma suave).

Limpeza e Higiene

Para a limpeza da prótese ocular ou lente esclerótica, se deve usar somente os produtos recomendados, que são os mesmos utilizados para lentes de contato flexíveis. Existem produtos que prejudicam gravemente o material da sua prótese ocular, como álcool e solventes em geral.

Coloque a solução limpadora esfregando bem a sua prótese para retirar toda a secreção e depois enxágue bem com bastante água. Este procedimento você deverá realizar sempre que retirar a prótese e antes de recolocá-la, no caso de para você não ser recomendável dormir com ela.

Para a higiene da cavidade se recomenda fazê-la com solução salina.

Ficou com alguma dúvida?

Preencha o formulário abaixo e tire todas suas dúvidas. Número de contato: Tel:(85) 3044-5566 / WhatsApp: (85) 9888-06464

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *